segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Preto, o branco e os tons de cinza

Eu faço um curso de Mandarim em uma universidade relativamente perto do meu trabalho. 10 minutos de bicicleta. Então algumas vezes por semana eu saio da empresa e vou direto pra lá agregar conhecimento na minha vida. A minha professora é uma fofa e os colegas são ótimos. São 3 franceses, 2 suíços, 2 norte-americanos, 1 romeno e mais uma brasileira. Esses dois últimos trabalham comigo também.

E eu vou confessar. Não sei por quê, mas antes de vir pra cá eu tinha certeza que eu não gostava de Mandarim. Mas eu falava com uma convicção assustadora, bem ignorantona mesmo. Daí comecei a ter aulas e não é que eu to achando legal? A estrutura da língua até que dá pra entender, porque é super simples. Não existe conjugação de verbo e eles cortam as firulas. Ótimo, até aí tudo bem.

Mas agora eu vou dizer os dois pontos mais complicados em minha opinião.

1 – Os tons. São quatro, então o mesmo som pode ter significados diferentes dependendo da entonação que você aplica. Na verdade são CINCO opções, porque existe o tom neutro. Exemplo:

媽 Ma1 = mãe
麻 Ma2 = entorpecido
馬 Ma3 = cavalo
罵 Ma4 = xingar
嗎 Ma = partícula de pergunta

E pra facilitar a vida, os significados são super próximos. Tudo a ver, né? Uma mão na roda.

2 – O segundo ponto de maior dificuldade pra mim é escrever os caracteres chineses. Veja bem, é aprender do zero. É como se eu fosse uma completa analfabeta entrando pro Jardim 1 com 22 anos de idade.

*Situação ilustrativa: Eu na aula.

- Professora, eu to escrevendo certo esses caracteres aqui?

O que ela deve estar vendo:

4 comentários:

  1. Tenho uma novidade, a minha cavala vai me dar de presente aulas de italiano, eu amo a minha querida entorpecida. (que horror seria)
    beijos da Xiao li ya

    ResponderExcluir
  2. hahaha amooooo seu blog! super me divirto.....

    ResponderExcluir
  3. Hehe, os tons.. a graaaande dificuldade..
    mas o mais apaixonante do Mandarim é como tudo tem um significado.. então as vezes você não precisa decorar todos ideogramas, e sim, saber decifrá-los, o que cada traço representa.. e assim não fica tão difícil!
    o pior é escrever.. ai Deus! tudo ao contrário! rs!

    ResponderExcluir
  4. Realmente.. trocar um tom pelo outro pode ficar bem complicado. Eu pensei em umas combinações tb bem estranhas haha

    ResponderExcluir